Hackers invadem Instagram de moradora de Campo Limpo e aplicam golpes

 

Nossa seguidora Kathia Magalhães, que é moradora de Campo Limpo Paulista, teve sua conta do Instagram hackeada por criminosos.

Kathia conta que, após ter sua conta hackeada, os criminosos começaram a divulgar falsas informações de vendas de produtos.

 

Com sua conta passando mais de 2 mil seguidores, um dos seus seguidores caiu no golpe e fez um depósito de mais de 1 mil reais, pensando que estava cobrando um eletrodoméstico, anunciado pelos golpistas.

Kathia fez um boletim de ocorrência contra essa situação, está tentando recuperar sua conta de volta ou desativar ela de vez. Ela pede para as pessoas não realizarem qualquer tipo de depósito, e até quem puder ajudar e denunciar o perfil.

Como se proteger de golpes no Instagram

Se uma mensagem solicita que você “forneça” algo, cuidado. As fraudes geralmente mencionam contas bancárias, vendas ou solicitam informações pessoais. Isso pode incluir pedidos para você fazer login em uma conta ou um pagamento. Se você recebeu mensagens diretas ou e-mails que parecem suspeitos, proceda com cautela.

A autenticação de dois fatores habilita um ponto de verificação secundário para logins de contas após o uso da sua senha. Esse ponto de verificação exige que a pessoa faça login para verificar sua autenticidade usando outra conta ou dispositivo que ela possui. Os tipos de autenticação 2FA oferecidos podem incluir mensagem de texto, e-mail, solicitações no aplicativo, biometria ou até uma chave USB física.

Nunca use um link de login em uma mensagem. Use sempre um URL oficial e faça login diretamente em suas contas. Isso é especialmente importante para evitar fraudes por e-mail de phishing no Instagram. Os golpistas apostam que, ao receber suas mensagens, você irá reagir rapidamente e clicar para fazer login sem parar para pensar. Sempre aja com calma e procure pelo URL real. Se houver um problema real, um login autêntico irá apresentá-lo. Você também pode usar um e-mail de suporte, chat ou linha telefônica oficial para confirmar.

Se parece bom demais para ser verdade… provavelmente não é. Brindes, empregos e outros golpes empolgam com a perspectiva de ganhar dinheiro para atrapalhar sua capacidade de julgamento. Felizmente, você pode presumir que eles raramente são autênticos. Você pode entrar em contato diretamente com as marcas por meio de canais oficiais se estiver curioso. Pesquise na Web o site real e entre em contato para saber mais sobre a oferta.

Procure sempre as contas oficiais antes de responder às mensagens. É possível identificar marcas e pessoas autênticas procurando por contas verificadas (aquelas com uma marca azul ao lado do nome de usuário). Grandes marcas terão links para todas as suas redes sociais oficiais em seu site oficial. Não ter um link do Instagram no site pode significar que a marca não tem uma conta oficial no Instagram. Examine o perfil do remetente buscando por características suspeitas, como postagens com links ou hashtags em excesso.

Se um estranho seguir sua conta, desconfie. Muitos golpes envolvem ganhar a sua confiança, construindo um relacionamento com você. É aconselhável bloquear seguidores desconhecidos ou aqueles que não compartilham nenhum seguidor em comum com você. Pode ser melhor definir sua conta como privada e só permitir que pessoas conhecidas sigam você.

Se alguém que você conhece enviar uma mensagem estranha, entre em contato com essa pessoa diretamente. Entre em contato com a pessoa off-line, por meio de um telefonema ou falando com ela pessoalmente. Verifique se ela é realmente a remetente da mensagem. Um golpista pode estar se passando por ela e mirando em você, além de outras pessoas que vocês conhecem. Pode ser necessário denunciar a conta e avisar as pessoas.

Use um programa antivírus em todos os seus dispositivos. Com certeza, você quer estar protegido de qualquer malware que possa ser incorporado caso clique em um link obscuro. Softwares como o Kaspersky Internet Security oferecem proteção contra vírus, ransomware e até ajudam a bloquear phishing.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OK Leia +