Homem que monitorava CDP de Jundiaí com drones e divulgava imagens na internet é preso

Um homem apontado como responsável por monitorar presídios nos estados de São Paulo e Pernambuco com o uso de drones foi preso nesta quarta-feira (5), na Vila Rio, em Guarulhos, por policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito vinha sendo investigado havia cerca de dois meses, após o Sistema de Administração Penitenciária (SAP) tomar conhecimento de que imagens de unidades prisionais paulistas estavam sendo compartilhadas em perfis nas redes sociais.

Os investigadores da 4ª Delegacia da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber) identificaram o autor das postagens e cumpriram um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça.

Durante a ação, os policiais encontraram dois drones com filmagens de 21 estabelecimentos prisionais de São Paulo, incluindo o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Jundiaí, além de duas gravações feitas em presídios de Pernambuco.

O material mostrava toda a estrutura dos presídios, a rotina dos presos, as atividades internas e até a troca de turno dos agentes penitenciários, o que poderia comprometer a segurança das unidades.

O homem, que não possuía autorização para pilotar drones nem para realizar as filmagens, também tinha em sua residência dois celulares, um pen drive e um computador, todos apreendidos pela polícia.

Em consulta ao sistema, foi constatado que o suspeito já possuía antecedentes criminais por furto, estelionato e violência doméstica.

O caso foi registrado como cumprimento de mandado judicial, atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública, violação de domicílio, divulgação de segredo e direção não licenciada de aeronave, na 4ª Delegacia da DCCiber, do Deic.

O delegado responsável solicitou a conversão da prisão em flagrante para preventiva. A Polícia Civil também enviou um ofício ao Poder Judiciário pedindo a remoção dos perfis que divulgavam as imagens dos presídios nas redes sociais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OK Leia +