HSV Acolhe: Humanização no atendimento como prioridade no cuidado

Acolhimento é realizado nos principais pontos de entrada do HSV
Há mais de um ano, os pacientes atendidos pelas unidades que compõem a Rede Integrada HSV contam com um serviço de acolhimento exclusivo. O programa “HSV Acolhe”, do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), tem como objetivo integrar e promover estratégias de aprimoramento contínuo no acolhimento, na jornada e na experiência do paciente dentro dos serviços de saúde. Recentemente, a iniciativa passou por melhorias para tornar o atendimento ainda mais eficiente. A equipe agora conta com o auxílio de tablets para realização do rastreamento de pacientes oncológicos e aplicação da pesquisa de satisfação, aprimorando o acompanhamento e a qualidade do atendimento.
“Saber como foi a experiência daqueles que necessitam do serviço é fundamental. Nossas colaboradoras foram selecionadas cuidadosamente para que o acolhimento favoreça a organização, a escuta e uma comunicação efetiva, atendendo demandas primárias que também envolvem a questão emocional e social do cidadão”, conta a coordenadora do Núcleo de Experiência do Paciente, Caroline Batista.
Com uma equipe de 30 profissionais dedicados, o programa oferece suporte completo aos pacientes, desde a entrada até a saída das unidades. Além de auxiliar, esclarecer dúvidas e direcionar o atendimento, os colaboradores garantem um acompanhamento humanizado. O acolhimento com escuta qualificada pressupõe uma postura ética, sem hora ou profissional específico para fazê-lo, que implica partilha de saberes, necessidades, possibilidades e contempla a responsabilidade do profissional e equipe sobre o paciente, em todo seu percurso pelos serviços. Já a triagem é um processo pelo qual se classifica e seleciona os atendimentos.
Ao todo, 17 profissionais atuam no Pronto Atendimento Central (PAC), Pronto-Socorro Adulto (PSA) e Pronto-Socorro de Ortopedia (PSO), enquanto outros 13 estão distribuídos entre o Pronto Atendimento Retiro (PAR), Pronto Atendimento Hortolândia (PAH) e Pronto Atendimento Ponte São João (PAPSJ). O uniforme, na cor cinza, com detalhes em azul, cor característica do Hospital, facilita o reconhecimento por parte dos usuários, bem como contribui para a segurança, padronização e para o alinhamento da Instituição.
“O projeto atua como uma ponte entre o paciente e a equipe assistencial, garantindo o cumprimento dos fluxos da unidade e proporcionando um atendimento mais ágil e eficiente. Ao sair, o paciente recebe todos os encaminhamentos e documentos necessários para dar continuidade ao seu tratamento médico com mais segurança e tranquilidade”, explica a supervisora do programa, Bianca do Prado.
O superintendente do Hospital São Vicente, Matheus Gomes, ressaltou a relevância do programa. “O programa HSV Acolhe é uma das nossas principais iniciativas para garantir um atendimento mais humanizado e eficiente. Sabemos que, para além da excelência técnica, a experiência do paciente é determinante para a qualidade do cuidado que oferecemos. Esse acolhimento qualificado, que começa desde o primeiro contato com nossos serviços, reflete o compromisso do HSV em cuidar das pessoas com respeito, empatia e atenção integral. As melhorias recentes, como o uso de tecnologia para otimizar o acompanhamento, demonstram nosso esforço contínuo em inovar e aprimorar o atendimento. Nosso objetivo é que cada paciente se sinta amparado, informado e acolhido em toda a sua jornada de saúde”, concluiu.

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