Inovação na prática: simuladores de RCP feitos por alunos fortalecem o ensino na FMJ

Uma atividade inovadora e com grande impacto no processo de aprendizagem tem se destacado na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). Na Disciplina de Fundamentos Assistenciais e Noções de Primeiros Socorros, estudantes do 1º ano estão desenvolvendo simuladores artesanais para treinar manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), utilizando materiais simples como garrafas PET, papelão e elásticos.

A proposta surgiu durante a pandemia, como alternativa para garantir o ensino prático mesmo em tempos de isolamento. O que era para ser uma solução pontual se mostrou tão eficaz que virou uma prática anual da disciplina. Hoje, os estudantes são desafiados a construir torsos anatômicos e réplicas de Desfibriladores Externos Automáticos (DEA) para simular atendimentos de emergência, reforçando a integração entre teoria e prática. Mais do que um exercício de criatividade, a atividade envolve diretamente o uso de metodologias ativas de ensino, que colocam o aluno como protagonista do processo de aprendizagem.

“Participar desse projeto foi transformador. A gente aprende colocando a mão na massa, entendendo de verdade cada passo da RCP. É muito mais do que decorar conteúdo — é viver a prática”, afirma Henrique Mourão, um dos alunos destaques na criação dos simuladores artesanais de RCP na FMJ.

A idealizadora do projeto, professora Flavia Lilalva, acredita no potencial transformador da proposta. “Esses simuladores artesanais são essenciais para o aprendizado prático e interdisciplinar, proporcionando também uma experiência rica e envolvente para os estudantes. Sem falar das memórias afetivas construídas com os familiares que participaram”, destaca a docente.

A atividade ainda favorece o diálogo com outras áreas do conhecimento, como Anatomia e Fisiologia, fortalecendo a formação integral dos futuros profissionais de saúde. Depois de uma votação aberta ao público no fim de semana, no dia 09/06, os eleitos receberão medalha de menção honrosa. Além da professora Flavia Lilalva participam da ação as professoras Cleo Valentim, Elis Varalda, Marcia Thomaz, Talita dos Santos Rosa e o professor convidado Douglas Henrique de Macedo, da disciplina de Propedêutica.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OK Leia +