“Saúde mental enquanto há tempo” é o tema da campanha Janeiro Branco deste ano, que completa uma década em 2024 e visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.
Em Campo Limpo Paulista, a Secretaria de Saúde preparou uma programação especial com psicólogos e especialistas em saúde mental. Confira todos os serviços e encontros oferecidos:
10/01 às 7h30 na UBS São José – Caminhada da Saúde Mental
11/01 às 8h na UBS Jardim Europa – Roda de conversa com a enfermeira Gabriela
11/01 às 9h na UBS Botujuru – Roda de conversa com a psicóloga Marisa
18/11 às 13h na UBS Pau Arcado – Roda de conversa com a psicóloga Márcia Pontes
18/11 às 14h30 na UBS São José – Roda de conversa sobre depressão, ansiedade e cuidados com a saúde mental
19/11 às 9h na UBS Vera Regina – Roda de conversa com o psicólogo Wellington
22/01 às 8h na UBS Jardim Europa – Roda de conversa com a enfermeira Gabriela
25/01 às 8h na UBS Vila Marieta – Roda de conversa com o psicólogo Otávio
26/01 às 9h na UBS Parque Internacional – Roda de conversa com a psicóloga Sandra
26/01 às 15h na UBS Botujuru – Roda de conversa com a equipe
26/01 às 15h no Ambulatório Central – Roda de conversa com a equipe
Disk Jovem
Com o objetivo de ter um olhar com mais cuidado e atenção aos jovens do município, a Prefeitura possui ainda o Disk Jovem, programa que visa estabelecer uma rede de apoio e ajuda o munícipe a trabalhar a prevenção dos transtornos mentais e a redução dos estigmas que levam ao sofrimento psicológico. O programa consiste em realizar um atendimento e dar suporte a todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional. O telefone é o (11) 4812-6655 e as ligações podem ser feitas das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira em casos de transtornos de humor, ansiedade, depressão e tentativas de suicídio.
Janeiro Roxo
O primeiro mês do ano também é marcado pela campanha do Janeiro Roxo, para conscientização e combate à hanseníase. Uma importante data para que a população tenha mais informações sobre a doença e para que ocorra uma intensificação de busca ativa de doentes, com o tratamento oportuno e interrupção da cadeia de transmissão da mesma.
Apesar dos esforços dispensados para o seu combate, a hanseníase ainda se mantém endêmica e constitui um problema de saúde pública no Brasil. Quanto mais precoce o diagnóstico, menor o risco de transmissão da doença e menores as complicações e sequelas provocadas pelo comprometimento dos nervos periféricos que caracterizam essa patologia.
A Hanseníase é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria. É transmissível e atinge, principalmente, a pele e os nervos periféricos como mãos e pés. Quanto mais cedo for diagnosticada, mais eficaz será o tratamento.