
João Fonseca não cansa de fazer história. O jovem venceu o argentino Francisco Cerundolo por 2 sets a 0 — com parciais de 6/4 e 7/6 (1) — neste domingo (16), na final do ATP 250 de Buenos Aires, e conquistou o primeiro título na elite do tênis. Aos 18 anos, agora é o brasileiro mais jovem a levantar a taça de um ATP.
O triunfo fará Fonseca, que virou o tenista número 1 do Brasil, dar um salto no ranking mundial. Ele chegou à Argentina na 99ª posição e vai sair como o 68º.
O clima na quadra Guillermo Villas era de Copa do Mundo, com brasileiros e argentinos se dividindo na torcida por seus representantes. Mesmo no país vizinho, Fonseca conseguia se sentir em casa em muitos momentos. O jovem, aliás, conquistou os argentinos durante a campanha em Buenos Aires. Ele foi muito elogiado pela imprensa e público local.
O físico do atleta, que preocupava antes do início da partida por ter precisado de atendimento no terceiro set da semifinal, não decepcionou. Fonseca jogou forte o tempo todo para levar o troféu.
O último brasileiro que havia sido campeão no ATP da capital argentina foi Guga, em 2001, há 24 anos.
O jogo
1º set
João Fonseca começou muito bem na partida. O brasileiro abriu 40 a 0 no serviço de Cerundolo — número 1 da argentino e 28 do mundo — no primeiro game. O argentino salvou dois break points, mas foi quebrado por Fonseca; ele havia sido quebrado apenas três vezes na competição.
No segundo game, porém, Cerundolo devolveu a quebra, empatando o set. O dono da casa, na sequência, confirmou o serviço e abriu 2 a 1. João também confirmou seu saque e novamente deixou tudo igual.
O equilíbrio seguiu, com ambos confirmando seus saques — o de Fonseca foi de zero — e chegando a 3 a 3.
No sétimo game, João se recuperou de um 40 a 15 e quebrou o argentino mais uma vez: 4 a 3. No oitavo, o brasileiro confirmou o saque e pela primeira vez abriu dois games de vantagem: 5 a 3.
Cerundolo confirmou o serviço no nono game. Mas João Fonseca também confirmou o serviço e fechou o set em 6 a 4 com um belo ace.
2º set
João Fonseca teve um break point no primeiro game do segundo set, mas Cerundolo salvou e confirmou o serviço. O brasileiro também confirmou seu saque: 1 a 1.
A partida seguiu com uma confirmação para cada — 2 a 2 –, até Fonseca quebrar o serviço no quinto game.
O brasileiro se manteve firme no sexto game e conectou outra confirmação de saque depois de salvar um break point. Ele abriu dois games de vantagem: 4 a 2.
O argentino não se abalou. No sétimo game, confirmou o serviço por zero e diminuiu o set para 4 a 3.
Fonseca seguia bem. O jovem confirmou seu saque com um lindo ace e chegou a 5 a 3.
Podendo fechar o jogo em caso de quebra, no entanto, viu Cerundolo mais uma vez vencer um game por zero: 5 a 4.
O argentino jogou com a experiência e conseguiu quebrar o décimo game, igualando tudo no set.
João Fonseca, iluminado, quebrou Cerundolo, chegou a 6 a 5 e foi sacar para o título. O dono da casa, valente, quebrou outra vez e levou o set para o tie-break.
O brasileiro conseguiu um mini break logo de cara e confirmou os dois pontos de saque — o último com uma linda direita. Fonseca fez outro mini break e abriu 4 a 0.
Cerundolo diminuiu para 4 a 1, mas Fonseca ampliou para 5 a 1 e, com um voleio, 6 a 1.
No ponto do campeonato, João Fonseca forçou, fez 7 a 1 e colocou seu nome na história.
Fonte: ESPN esportes