Jundiaí (SP) confirmou mais dois casos positivos de raiva em morcegos na noite de quinta-feira (23).
Os casos foram identificados pela Zoonoses nos bairros Jundiaí Mirim e Parque Centenário. Ao todo, são quatro casos confirmados este ano no município.
Os morcegos insetívoros são comuns em Jundiaí. De acordo com a Zoonoses, os moradores das áreas foram orientados e os técnicos também fizeram busca por sinais de colônias nas proximidades. A vacinação contra a raiva nos animais domésticos é essencial para manter a proteção.
Em 2022, a cidade contabilizou três casos. O primeiro foi na primeira quinzena de julho, na região da Ponte São João. O segundo caso foi no mesmo mês, na região do bairro do Engordadouro. Já o terceiro foi em outubro, dentro de uma residência no Parque Centenário.
Segundo a prefeitura, em nenhum dos casos houve contato com pessoas ou contaminação de animais domésticos. Em 2021, a cidade contabilizou dois casos de raiva em morcegos.
Primeiro caso confirmado de 2023
O primeiro caso de morcego positivo para raiva do ano foi registrado no bairro Gramadão. O animal foi encontrado no dia 16 de janeiro em uma área de lazer de um condomínio residencial, mas a informação foi divulgada apenas no dia 1º de fevereiro.
Segundo a prefeitura, todos os moradores do bairro foram orientados após o ocorrido sobre a importância da vacinação antirrábica dos animais de estimação e cuidados necessários em caso de nova localização de morcego.
Já o segundo caso foi identificado no bairro Terra Nova e confirmado no dia 8 de fevereiro.
Orientações
No caso de identificação de um morcego em situações não usuais, como dentro de residências, nos quintais, voando durante o dia, ou caídos no chão, a pessoa deve contatar imediatamente a Vigilância em Saúde Ambiental (Visam), pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350 para recolhimento do animal.
Caso seja possível, a orientação é isolar o cômodo em que o animal foi encontrado e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como um balde, pote de sorvete, um pano ou uma caixa até seu recolhimento. Ninguém deve manusear os morcegos sem proteção – mesmo os encontrados mortos.
A vacina antirrábica está disponível gratuitamente na Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), a partir de agendamento telefônico. A vacinação dos cães e gatos deve ser feita anualmente.
Informações g1.com