Jundiaí passa a contar, a partir desta segunda-feira (16), com a Casa Catavento, construída pela DAE para ser a sede da Rede Brasileira de Cidades das Crianças. A entrega fortalece a cidade como referência no Brasil e no mundo quando o assunto são as políticas públicas para a infância.
O local servirá de espaço para estudos e interlocução entre as cidades, para que a potência da infância seja respaldada em cada um dos municípios. “Aqui no Mundo das Crianças e também neste novo espaço estão alguns conceitos que acreditamos que devem ser preservados em uma sociedade para que tenhamos a redução da desigualdade social”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado, que compareceu ao lado dos gestores de Educação, Vasti Ferrari, e Cultura, Marcelo Peroni.
A entrega da sede da Rede Brasileira de Cidades das Crianças encerrou a semana de comemoração dos 368 anos da cidade, celebrados no último sábado (14).
Localizada entre o Mundo das Crianças e o Parque da Cidade, a Casa Catavento consolida o compromisso da cidade com políticas públicas voltadas para a infância. O prédio térreo de 400m² apresenta um design arquitetônico inovador, inspirado em um colorido catavento, espelhado nos recortes do seu telhado. O espaço conta com recepção, auditório, salas administrativas, banheiros e copa, proporcionando um ambiente funcional e acolhedor para as atividades.
O diretor presidente da DAE Jundiaí, Walter da Costa e Silva Filho, explicou que o design aplicado no projeto uniu forma e conceito, deixando o espaço com uma ambiência que integra natureza e infância. “Construímos a Casa Catavento com paredes de vidro para deixar à mostra a vista privilegiada do entorno: o Jardim da Mobilidade, a Casa da Árvore e o Foguete, todos símbolos do Mundo das Crianças”, destacou.