Realizada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) uma audiência pública está marcada para o dia 16 de agosto, às 14h, com objetivo de ouvir sugestões para o projeto do Trem InterCidades (TIC), que ligará Campinas a São Paulo. A modelagem do projeto também inclui o serviço Trem Intermetropolitano (TIM) e da operação, manutenção e obras, com melhoria do desempenho e da qualidade do serviço da Linha 7-Rubi da CPTM, que passa por Jundiaí.
“O Trem InterCidades é uma demanda histórica do setor de transportes e de grande importância para o Governo do Estado. Com o TIC tornaremos possível ligar as cidades com um trem de passageiros como a história do Brasil já nos demonstrou ser de sucesso”, destaca o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
A audiência pública será realizada em plataforma virtual, nos termos do regulamento disponibilizado por meio da internet, no Data Room da Concessão disponível no site https://www.stm.sp.gov.br.
O Trem InterCidades terá 100 km de extensão e contará com um serviço expresso entre Campinas, Jundiaí e São Paulo, e outro serviço parador entre Campinas e Francisco Morato, atendendo às cidades Louveira, Valinhos e Vinhedo. A expectativa é de atender até 60 mil passageiros/dia em todos os serviços. O prazo de execução total do projeto é de 7 anos, a partir da assinatura do contrato, com possibilidade de entrega do serviço do TIC em 4 anos.
Via Cidade Repórter