O árduo trabalho pela luta e defesa da biodiversidade brasileira só é possível graças a integração colaborativa entre entidades e instituições que estão no dia a dia dessa batalha, aumentando as chances de projetos de conservação e proteção para salvar as espécies. E foi com este intuito que a Mata Ciliar, em parceria com o Cras do Mato Grosso do Sul e o Ibama, recebeu três felinos silvestres, sendo um filhote de gato-do-mato, um filhote de gato-palheiro e uma jovem jaguatirica.
“Esses indivíduos órfãos foram encontrados sozinhos e permaneceram sob cuidados humanos, por isso, eles necessitam de cuidados mais específicos para a reabilitação. Então, entramos em contato com a Mata Ciliar e os trouxemos para os devidos cuidados. E é uma parceria muito importante, pois cada entidade tem um propósito e trabalhando juntos, conseguimos melhorar a qualidade de vida desses indivíduos, ajudando na proteção das espécies”, comenta Jordana Toqueto, médica veterinária do Cras de Campo Grande-MS.
Vale ressaltar que, na maioria dos casos envolvendo filhotes como estes, as mães saíram para pegar alimentos e neste tempo em que estavam sozinhos, alguém os encontrou e os pegou, pensando que estavam necessitando de ajuda. Portanto, é importante que o munícipe se certifique de que o animal não está sozinho, antes de acionar o órgão responsável pelo resgate.
MATA CILIAR
A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.
Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade