Um dos grandes nomes da história da natação da Grande Jundiaí, Elza Marina Mazzei faleceu nesta quarta-feira, aos 75 anos, vítima de acidente de trânsito, no interior do Mato Grosso.
Elza estava em um taxi ao lado de Elvira Rita Valente de Almeida, também de 75 anos. O veículo captou na MS-178, a 20 quilômetros do Aeroporto de Bonito, cidade distante 297 km de Campo Grande. Elvira e Elza estariam a passeio em Bonito e seguiam para um atrativo na cidade. Nas redes sociais a Associação Brasileira Masters de Natação postou nota lamentando pela perda das duas atletas.
“É com extrema tristeza e dor no coração que infelizmente comunicamos essa tragédia num momento de lazer e descontração. Que Deus receba suas almas com o conforto divino que nos faça esquecer do momento trágico e nos presentear apenas com os bons momentos de Elvira Rita Valente de Almeida, e Elza Marina Mazzei Adolpho no nosso mundo”, diz trecho da nota.
As mulheres eram atletas de natação, Elza era moradora de Cabreúva, no interior de São Paulo, mas competia por Jundiaí, enquanto Elvira, morada na cidade de Guarujá, litoral paulista. Os corpos das vítimas foram levados para o IML (Instituto Médico Legal) de Jardim. Elas ficaram presas nas ferragens e morreram antes mesmo do socorro chegar.
A suspeita é de que o condutor do táxi tenha perdido o controle ao tentar ultrapassar outro carro e ser surpreendido por um buraco na pista. O carro ficou capotado dentro de uma vala de contenção de águas pluviais, após bater em um coqueiro na lateral.
O taxista, que não teve a identidade divulgada, foi socorrido por equipe do Corpo de Bombeiros e levado para o hospital de Bonito com fraturas nas costelas e escoriações.
Segundo o condutor do outro veículo, que presenciou o acidente, relatou que estava na frente do táxi no mesmo sentido e diminuiu a velocidade ao ver o buraco, momento em que o táxi aparentemente tentou ultrapassar, colidiu na roda traseira de seu carro e depois perdeu o controle no buraco, atravessando a pista e capotando.
Elza Marina Mazzei Adolpho, vem de uma família de esportistas, cujo pai era jogador de voleibol e a mãe nadadora.
Formada em Educação Física na Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada em Natação e em Ecologia e Educação Ambiental e dona de mais de 900 medalhas. Durante a passagem da Tocha Olímpica em Jundiaí, no ano de 2014, Elza foi uma das pessoas incumbidas a carregar a tocha em Jundiaí. Naquele dia ela participou de um ato que estiveram Magic Paula, Vanessa Menga, Marcel de Souza, Rudá Franco, Rita Orsi – grandes nomes do esporte jundiaiense.
Em 2014, no programa Camisa 10 da TVE Jundiaí, Elza chegou a ser homenageada com um prêmio de destaque, pela sua trajetória no esporte da cidade.
Ela criou ainda um projeto batizado de “Nado Livre”, no qual ensina crianças de 6 a 12 anos não só a nadar, mas também a usar corretamente a língua portuguesa, boas maneiras e habilidades esportivas.
Elza começou a competir na modalidade master de natação há 17 anos, fazendo maratonas aquáticas. Competiu 12 anos pelo Clube Atlético Paulistano. Fez parte do Clube Paineiras do Morumbi, para o qual foi convidada a ser militante. Suas vitórias na categoria incluem, por exemplo, o mundial Master Games.
Via Esporte Paulista