No dia 07 de dezembro, com o intuito de levar orientação sobre os serviços sociais que a cidade disponibiliza, os guardas Mourad e Alessandra, em rondas próximas da EMEB Luíz Bárbaro, abordaram um casal (a mulher de 31 anos e o rapaz de 37 anos) e, durante a consulta cadastral de ambos, foi constatado que eles estavam com mandados em aberto em desfavor. Eles foram encaminhados, com a ajuda de outras viaturas, até a Central de Flagrantes e presos pela autoridade policial.
2 – Indicação (subinspetor Pícoli)
No dia 1º de janeiro, os guardas que integram a ronda escolar seguiam para a EMEB Luiza Francisca de Souza Martins, no bairro do Ivoturucaia, quando se depararam com uma motocicleta em sentido oposto da Av. Dr. Walter Gossner. Os guardas notaram que havia um volume grande na região da cintura.
Os guardas manobraram a viatura e foram em seu encalço, obtendo êxito em encontrá-los em um posto de combustível. O garupa da motocicleta saiu correndo com uma das mãos na cintura, enquanto o condutor tentava ligar a moto, resistindo à abordagem e, em seguida, também correu em sentido oposto ao comparsa. Ambos adentraram uma área de mata, escapando da captura.
Com o comprometimento e tirocínio da equipe e com alto grau de responsabilidade, os guardas localizaram a motocicleta modelo Versys 300, tomada de roubo no dia anterior. Ela foi apresentada no plantão policial. Após apresentarem a ocorrência, os guardas tiveram a informação de que a moto era de propriedade da filha do guarda aposentado Ismael.
3 – Indicação (Subinspetor Da Matta)
No dia 27 de janeiro, a equipe formada pelos guardas Wemerson e Lucas, sob a coordenação do subinspetor Marcelo, em patrulhamento pela região da Vila Rio Branco, se deparou com um homem que estava pronto para se jogar do viaduto Prof. Joaquim Candelário de Freitas. Diante da situação delicada, foi determinada pelo chefe de plantão que outras viaturas se posicionassem ao redor do viaduto. Irredutível, a situação foi ficando tensa e as conversas dos guardas com o indivíduo foram se intensificando. Em um momento de vacilo, ele foi puxado pelos guardas, colocando a situação fora de risco. Uma viatura do SAMU foi encaminhada até o pronto-socorro do Hospital São Vicente de Paulo para os cuidados médicos. Toda a ação foi registrada pela central de monitoramento.
Vale reforçar que o GM Wemerson não só faz um trabalho exemplar no patrulhamento, como também, em horário de folga, presta um trabalho social excepcional àqueles guardas que estão adoecidos e afastados, deixando seu horário de folga para prestar apoio à família, sempre mantendo a corporação informada sobre o estado de saúde desses irmãos de farda, uma ação digna de elogio.
O profissionalismo dos guardas evidencia a competência e dedicação no trabalho, atributos indispensáveis que valorizam a corporação perante a sociedade.