O que é marketing de conteúdo e qual a importância dele para sua marca?

Hoje, é comum as empresas oferecerem mais informações e dicas sobre seus produtos e marcas aos clientes, principalmente, nas redes sociais, blogs e websites. O processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados aos clientes faz parte do conceito de marketing de conteúdo, que é uma estratégia de marketing que se baseia na fidelização de um público-alvo através da criação e compartilhamento de informações.

Como o marketing de conteúdo pode contribuir para sua marca/empresa?
O marketing de conteúdo é uma ótima maneira de você conseguir novos clientes e um importante auxiliador na hora das pessoas formarem suas opiniões sobre um determinado produto, empresa ou marca. Por isso, você deve se certificar que todo o conteúdo compartilhado (artigos em blogs, atualizações nas mídias sociais, imagens, etc) reforçam os valores de sua marca. Uma dica para ter sucesso na produção de conteúdo é criar tudo a partir de temas.

Mas, afinal, como saber um tema que atraia meus atuais clientes e os potenciais? Simples! Eles te deixam dicas e ideias de temas ao postar e compartilhar conteúdos que são do interesse deles. Analise os posts de seus clientes e veja os que possuem temas que têm relação com os valores que sua marca/produto quer expressar.

Nunca esqueça que bons temas de conteúdo ajudam a direcionar suas postagens online a se tornarem uma “ponte” entre as crenças da sua empresa e os interesses dos clientes. Dica: Restrinja de 3 a 5 principais para serem vinculados à sua marca. Estes temas servirão de delimitadores e a maioria dos conteúdos que você criar deve se manter dentro deles. Lembre-se que seus temas devem ser diferentes para não enjoarem seu público e se tornarem repetitivos, específicos para mostrar seu ponto de vista e interessantes para cativarem as pessoas.

Dica de Ouro
Quando for publicar nas redes sociais, principalmente, utilize #hashtags para chamar a atenção das pessoas para seu conteúdo. Além disso, adote hashtags que seu público-alvo já usa, pois é muito difícil criar uma hashtag exclusiva na esperança de que ela “pegue”. Não esqueça, também, se possível, de utilizar emotions. Estatísticas mostrm que postagens que utilizam emojis têm maior interação, alcance e compartilhamento.

Estas foram algumas dicas para ter sucesso com marketing de conteúdo, criar novas oportunidades para sua empresa e fidelizar os clientes junto a sua marca. Nos vemos na próxima edição.

Bio: Vinícius Affonso – Profissional de Marketing, Design, Comunicação e Inovação

Bacharel em Design pela Facamp – Faculdades de Campinas. Pós-Graduado em Marketing Organizacional pela Unicamp – Universidade de Campinas. Articulista do Jornal Tribuna de Vinhedo e Pop TV.

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