O governo João Doria (PSDB) multou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pela segunda vez por não usar máscara em evento em Sorocaba (SP), nesta sexta-feira (25), apesar da lei estadual que obriga o uso da proteção contra a transmissão do coronavírus.
Além de Bolsonaro, três ministros e 12 autoridades também receberam a multa, de acordo com informação do governo paulista. Cada um recebeu autuação de R$ 552,71 pela infração de não utilizar máscara em espaço público.
Nesta sexta, foram multados os ministros Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), Fábio Faria (Comunicações) e Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), além do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) e dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Carla Zambelli (PSL-SP), Caroline De Toni (PSL-SC) e Capitão Derrite (PP-SP).
Foram multados ainda os deputados estaduais de São Paulo Gil Diniz (sem partido), Frederico D’Ávila (PSL) e Danilo Balas (PSL). A lista de autuações inclui também o Secretário Municipal de Saúde de Sorocaba, Vinicius Rodrigues; o vereador de Sorocaba Vinicius Aith (PRTB); o vereador de São Bernardo do Campo Paulo Chuchu (PRTB) e o diretor-presidente do CEAGESP, Ricardo Mello Araújo.
Bolsonaro participava de uma inauguração em Sorocaba, no interior de São Paulo. O presidente chegou ao local sem máscara e acenando aos apoiadores, de pé na porta de um carro. Em seguida, falou por cerca de 20 minutos com jornalistas, mostrando-se impaciente com perguntas, em especial vindas de repórteres mulheres.
Via Folha de São Paulo