Levantamento do Paraná Pesquisas para o governo de São Paulo divulgado nesta sexta-feira (7) mostra o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) com 50,4% das intenções de voto no segundo turno. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) estava com 38,4%. Brancos, nulos e indecisos somaram 11,2%. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais, para mais ou para menos. Veja os números completos da pesquisa.
No primeiro turno, o Paraná Pesquisas apresentou divergência entre o último levantamento realizado e o resultado apurado nas urnas em São Paulo. Em pesquisa divulgada no dia 29 de setembro, três dias antes das eleições, o instituto mostrava que Haddad tinha 36,8% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), e que Tarcísio tinha 32%. A margem de erro era de 2,4 pontos percentuais. O resultado apurado nas urnas revelou um cenário diferente para o candidato Tarcísio, que fez 42,32% dos votos válidos no domingo (2) – bastante distante da margem de erro alegada. Haddad obteve 35,7% dos votos válidos. A maioria dos institutos não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita.
Pesquisa estimulada para governador em 2º turno
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 50,4%
Fernando Haddad (PT): 38,4%
Branco/nulo: 5,9%
Não sabe/não respondeu: 5,3%
Rejeição dos candidatos (entrevistado poderia citar mais de um candidato)
Fernando Haddad (PT): 47,7%
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 34,8%
Poderia votar nos dois: 5,8%
Não sabe/não respondeu: 13,1%
A pesquisa eleitoral do Paraná Pesquisas, encomendada pela Tullett Prebon Brasil, entrevistou 1.810 eleitores no estado de São Paulo entre os dias 4 e 6 de outubro. A margem de erro do levantamento é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-00216/2022.
Via Gazeta do Povo