Petistas e simpatizantes do partido contrários à possível escolha do ex-tucano Geraldo Alckmin como candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por Lula iniciaram, no fim de dezembro, um abaixo-assinado na plataforma Avaaz com o objetivo de pressionar pelo fim das tratativas.
O autor do Manifesto Contra a Chapa Lula/Alckmin é Daniel Kenzo, presidente do diretório do PT no bairro do Butantã, em São Paulo. O texto diz que Alckmin “participou e apoiou publicamente toda esta operação golpista e neoliberal”, em referência ao golpe de 2016 contra Dilma Rousseff.
Kenzo também argumenta que os governos de Alckmin em São Paulo foram marcados por atos contrários “aos trabalhadores em geral, aos servidores públicos, à saúde e à educação”.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, estão entre os signatários os ex-presidentes petistas José Genoino e Rui Falcão. Até a tarde desta segunda-feira 10, o manifesto contava com cerca de 550 assinaturas.
Nesta manhã, o presidente do Solidariedade, deputado Paulinho da Força (SP), reforçou o convite de filiação a Alckmin. Desta forma, a legenda, que deve apoiar Lula nas eleições presidenciais em outubro, poderia ter o cobiçado posto de vice na chapa.
Via CartaCapital