O Instituto Adolfo Lutz confirmou, nesta terça-feira (13), que o piloto e empresário Douglas Costa, de 42 anos, morreu de febre maculosa. A informação também foi divulgada pela Vigilância Epidemiológica de Jundiaí (SP).
A morte da namorada do empresário, a dentista e biomédica Mariana Giordano, de 36 anos, também foi confirmada por febre maculosa na segunda-feira (12). O casal morreu no mesmo dia, em oito de junho.
Além do casal, outra jovem, de 28 anos, também morreu com a doença, segundo a Secretaria da Saúde de São Paulo. O estado agora registra três mortes por febre maculosa.
Eles participaram de uma festa em uma área rural de Campinas, no interior do estado. Douglas e Mariana passaram a ter sintomas de febre, manchas avermelhadas pelo corpo e dores no dia 3 de junho e faleceram cinco dias depois.
A jovem de 28 anos apresentou febre, cefaleia, choque e crise convulsiva, com início dos sintomas em 3 de junho. Foi internada no dia 7 de junho e foi a óbito em 8 de junho. Ela esteve na mesma festa que o casal frequentou em Campinas.
Local deve ser multado
De acordo com a Prefeitura de Campinas, o local onde as três contaminações devem ter acontecido será autuado.
“A gente vai dar um auto de infração porque os organizadores dos eventos tem colocar placas nos lugares da fazenda. Quando eles venderem ingressos para eventos, eles precisam colocar o alerta que tem esse risco. Se a pessoa tiver febre nos próximos 15 dias elas tem que contar para o médico”.
A doença
A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada de uma das espécies de carrapato, ou seja, ela não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta. Há no estado de SP duas espécies da bactéria causadora da doença.
Via g1.com