Os Policiais Civis do 2º Distrito Policial (Pig, Roberto e Renato) de Jundiaí identificaram uma quadrilha acusada de cometer furtos em Jundiaí.
Por meio de um trabalho de inteligência e com apoio da Guarda Municipal de Jundiaí, a equipe chefiada pelo Investigador Chefe Bernardi e Delegado Dr. Florisval Silva Santos, conseguiu identificar uma quadrilha especializada em furtos de catalisador de veículos.
Ao menos dois veículos, todos SUV, foram furtados pelos criminosos no município. Com a identificação dos criminosos, a prisão deles devem ocorrer em breve.
Mas o que é, afinal, um catalisador e o que o torna tão valioso?
O catalisador encontra-se junto ao escape do veículo e possibilita reduzir a emissão de gases poluentes, decompondo-os por meio de reações químicas que ocorrem no seu interior. O preço de um catalisador é bastante elevado, sendo o mesmo constituído por metais preciosos, bastante valiosos, e são essenciais para filtrar os gases que, de outra forma, seriam expelidos para o meio ambiente de extremamente nocivo.
Metais preciosos como a platina, o paládio e o ródio têm aumentado o seu valor de mercado, nomeadamente após a pandemia, onde a sua extração foi interrompida, o que levou a que o seu valor subisse exponencialmente.