A Câmara Municipal de Várzea Paulista aprovou a Moção de Aplausos nº 40/2025 em reconhecimento ao ato heroico dos Cabos da Polícia Militar Paulo e Deomaíque, do 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I). A homenagem destaca o profissionalismo, a agilidade e o comprometimento dos policiais durante o atendimento de uma ocorrência que envolveu uma criança recém-nascida engasgada, no dia 13 de setembro de 2025.
Segundo o documento, os PMs avistaram um veículo parado e uma mulher pedindo socorro com o bebê nos braços. De imediato, os policiais iniciaram a manobra de Heimlich e conseguiram desobstruir as vias respiratórias da criança, que voltou a respirar normalmente.
Após o socorro inicial, os policiais levaram a criança e a mãe até a UPA de Várzea Paulista, onde foram atendidas pelo médico Dr. Jaime Atala, com o apoio do SD PM Albuquerque, que já havia alertado a equipe médica para o atendimento.
Graças à rápida ação dos policiais e dos profissionais de saúde, a criança foi estabilizada e posteriormente encaminhada ao Hospital Santa Eliza, onde passa bem.
A Moção de Aplausos reconhece o ato como exemplo de bravura, profissionalismo e compromisso com a preservação da vida, reforçando o papel da Polícia Militar na proteção da população varzina.