No início da noite desta terça-feira (28), mais uma vez o estagiário recebeu fotos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Várzea Paulista, com um grande volume de pacientes.
Tem pacientes que estão aguardando por atendimento por horas, quase todos com sintomas de gripe. Uma das nossas seguidoras, informou que está gripada e na sua família todos estão gripados.
Pessoal pede para prefeitura de Várzea Paulista, disponibilizar uma área ou até mesmo uma UBS para atender somente pessoas com sintomas de gripe, até para previnir quem não está gripado.
Porém, a população deve se previnir e manter todos os cuidados contra a gripe.
Cuidados contra a gripe
Para evitar pegar qualquer tipo de gripe, os cuidados são os mesmos contra a Covid-19: máscara de proteção; higienização constante das mãos (com água e sabão, ou álcool); evitar aglomeração; evitar levar as mãos a olhos, boca ou nariz fora de casa; e, sobretudo, a vacinação.
A imunização é importantíssima. O Ministério da Saúde aponta que houve uma queda na imunização contra o vírus influenza, causador da gripe, atingindo em 2021 o índice nacional de 71%, quando o recomendado é o de 90%. Certamente, é outra importante causa do aumento de casos em Várzea Paulista e no estado, de modo geral.
Segundo o Instituto Butantan, em janeiro de 2022, o órgão começa a produzir uma nova vacina que já será eficaz contra a nova cepa de Influenza. O imunizante deve começar a ser disponibilizado entre fevereiro e março do ano que vem.