Preço do leite chega a quase R$7 na região e assusta seguidores

Não dá para negar que o preço de diversos alimentos vem sofrendo escaladas. Mas, desta vez, o preço do leite pegou muita gente de surpresa! O item, essencial na mesa de café da manhã, já chega a custar quase R$ 7 em supermercados da região.

Apesar de surpreender à primeira vista, o leite e seus derivados já estão há alguns meses sendo impactados pela inflação. Em março, por exemplo, o leite já acumulava um aumento de 15% nos últimos 12 meses. E, por ser matéria-prima de outros produtos, laticínios como iogurte, queijos, requeijão e bebidas lácteas também acumulam uma variação bem salgada em seus preços.

O motivo para o aumento está diretamente ligado com o custo de produção da indústria leiteira. Além disso, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia afetou de diversos modos a agropecuária brasileira: o fornecimento de fertilizantes — produto russo — passou a custar mais, afetando plantações e, consequentemente, tornando a alimentação do gado mais cara. E toda essa cadeia afeta em cheio a produção de leite.

Existem também outros fatores que impactam essa indústria, como a energia elétrica e o preço do combustível.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OK Leia +