A Prefeitura de Itupeva realizou nesta quarta-feira (5) a remoção de 28 pessoas, de 11 famílias, que viviam em área de risco no Portal das Mangas, às margens do rio Jundiaí.
O local é uma área irregular para habitação, apresentava risco de saúde pública aos moradores, inclusive crianças, que moravam em barracos construídos de forma desordenada e insalubre. A Defesa Civil emitiu um laudo que salienta o risco à vida das pessoas, preocupação reforçada ainda mais após as fortes chuvas que vem atingindo a cidade nos últimos dias.
As construções irregulares são fruto de invasão de propriedade particular e, inclusive, estavam alagadas, aumentando a possibilidade de contaminação por doenças como a leptospirose. A demolição dos barracos pela Prefeitura se deve, além da configuração de área de risco, também à infração ao Código de Obras em relação ao crime ambiental constatado.
Mesmo notificadas previamente, as famílias não cumpriram a determinação de desocupação.
A secretaria de Desenvolvimento Social acompanha o caso e vai promover o acolhimento das famílias. Os pertences pessoais delas estão sendo retirados de forma segura e todas as pessoas serão alojadas provisoriamente no Ginásio Municipal do Complexo Esportivo Dorival Raymundo.