Durante toda essa semana, 8 a 12 de novembro, o setor de Zoonoses da Prefeitura de Várzea Paulista realizou ações de combate à dengue em Várzea Paulista. Ocorreram ações educativas nas Unidades Básicas de Saúde e no Espaço Cidadania. Além do mutirão de cata-treco, que recolheu 16 toneladas de entulho, no bairro Jardim América I.
De acordo com o coordenador da Zoonoses, André Purgato, a retirada dos entulhos visa a diminuição de focos de Dengue no local. “Tivemos mais de 10 casos confirmados de dengue nesta região. Fazer a retirada dos possíveis pontos de proliferação do mosquito é muito importante para evitar mais casos da doença”, relata.
Prevenção
A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e plantas.
Como a dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, causador também da chikungunya é possível prevenir a doença evitando a picada deste mosquito, como por exemplo, passar repelente diariamente as áreas expostas do corpo, como rosto, orelhas, pescoço e mãos e ter telas de proteção em todas as janelas e portas da casa.
Casos em Várzea Paulista
Este ano, Várzea Paulista registrou 57 casos positivos de dengue, sendo 53 autóctones e 4 importados. Os bairros com mais casos são Cidade Nova II, Vila Real e Vila Popular.
Em 2020 foram registrados 26 casos positivos de dengue, sendo 23 autóctones e 3 importados. Os bairros com mais casos foram Santa Terezinha, Cidade Nova II e Jardim América III.