Prefeitura promove ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social realiza uma programação especial em alusão a Campanha Maio Laranja, que marca a data 18 de maio, como o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Entre as ações, estão rodas de conversa com profissionais de várias áreas, como do Esporte, Cultura e Educação e conteúdo de conscientização nos canais oficiais da Prefeitura. Uma das ações ocorreu logo na manhã desta segunda-feira (16), com o grupo de idosos, que participou da palestra realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer, com o tema ‘Conscientização e proteção às crianças’.

A professora do esporte que acompanha os idosos para diversas modalidades, Lucianie Esperança, diz que é muito comum ouvir relatos dos alunos da terceira idade, que cuidam de netos e bisnetos para ajudar os familiares na rotina de trabalho. E não pensou duas vezes em convidar eles para participarem do bate papo de abertura. “É importante todos os grupos saberem como lidar com situações de violência em crianças e adolescentes. E nada melhor do que a prevenção e orientação para esse público também”, garante a professora.

Julieta Isabel Abreu Botelho, 69 anos, foi uma das participantes da palestra e garantiu que a manhã foi de muito aprendizado. “Devemos sempre ficar atentos aos sinais que crianças e adolescentes dão quando se sentem coagidos. Esse é um tema muito importante e a palestra foi sensacional”, diz Julieta.

Outras ações

Na terça-feira (17), das 09h às 11h, os alunos da Unidade de Gestão de Cultura participarão de um bate papo sobre conscientização e proteção das crianças e adolescentes. O evento será nas salas que eles já praticam outras atividades, no Centro Cultural, que fica na Av. Alfried Krupp, 1025. Dando sequência no evento, no dia que marca a data específica, na quarta-feira (18), o dia todo haverá conteúdos de conscientização nos canais da Prefeitura (facebook e Instagram). E para encerrar as ações, na quinta-feira (19), às 9h30, os psicólogos da educação, Rafael Favarin e Michele Gutierres, farão uma palestra online aberta ao público, com transmissão pelos canais oficiais da Prefeitura, facebook https://bit.ly/3aIIoE4 ou youtube https://bit.ly/3FRXOnZ.

A Assistente Social da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Angela Gonçalves, garante que todas as ações que forem trabalhadas sobre esse tema têm o intuito de oferecer proteção às crianças e adolescentes e que há sinais de alerta que podem ser reconhecidos. “Muitas vezes as vítimas têm vergonha e medo de falar o que acontece. Mas é necessário abordar esse assunto com elas, ouvir e denunciar. Quanto antes identificar a violência, denunciar e direcionar os afetados para atendimento com profissionais, menores serão os danos”, afirma a assistente social.

 

Canais de denúncia

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social do município oferta serviços de fortalecimento de vínculos e socioassistenciais, com atendimento de crianças e adolescentes. Só no ano passado (2021), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), registrou 23 casos de negligência e abuso sexual infantil. Já este ano, em apenas cinco meses, nove casos foram registrados. E qualquer pessoa que esteja com suspeita ou até mesmo presencie violências contra crianças e adolescentes, podem colaborar denunciando. Os meios são vários, seguros e anonimatos. Veja abaixo as opções de canais na região:

  • Creas: (11) 4812-6886

  • Disque 100 

  • Conselho Tutelar de Campo Limpo Paulista: (11) 4039-4762

  • Delegacia de Polícia de Campo Limpo Paulista: (11) 4039-1499

  • Polícia Militar: 190

  • Polícia Federal: 181

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OK Leia +