A Unidade Gestora Municipal de Educação está organizando o início do ano letivo em consonância com as orientações e decisões do Comitê de combate ao Covid 19.
Se houver retorno das aulas presenciais, é importante informar que será gradual, com a continuidade do ensino remoto. A estrutura tem como prioridade proteger a vida e atender à segurança de todos por meio do cumprimento dos protocolos exigidos.
As escolas estão recebendo máscara para todos os estudantes; tapetes sanitizantes; termômetros; fitas para demarcação dos espaços que atendam às determinações voltadas ao distanciamento; material de limpeza e higiene; além de totem para álcool em gel — tudo para cada sala de aula de todas as escolas.
Da mesma forma, os profissionais da Educação receberão os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) necessários à sua segurança.
As escolas elaboraram seu plano de retorno considerando as particularidades e possibilidades dos espaços físicos, frente aos cuidados e protocolos exigidos.
A data ainda será definida e envolverá prioritariamente ações de acolhimento e diálogos sobre as condutas e responsabilidades de todos e de cada um, de modo particular, para um retorno seguro e avaliação diagnóstica.
O grupo gestor das unidades escolares e profissionais de cada local retomam as atividades em janeiro, para a devida organização e adequações. Os pais serão convidados, por meio dos conselhos de escola, a participarem do processo de organização das unidades escolares frente ao possível retorno.
Ferramentas virtuais
Na continuidade do ensino remoto, a Prefeitura tem implementado ações na área da tecnologia, já que ela tem sido grande aliada para a educação neste momento de distanciamento.
O Governo Municipal disponibilizou tablet para todos os professores, que permitem: o acompanhamento da plataforma educacional desenvolvida no município, a partir de abril de 2020; diálogo com os pais por meio de aplicativos, e outras ações.
Outra ação foi a aquisição de novos computadores para as salas de informática, que renovaram o acervo e ampliaram a quantidade de equipamentos em todas as escolas de Ensino Fundamental.
Todos os servidores que atuam nos Cemebs (Centros Municipais de Educação Básica) participaram de uma formação on-line, no segundo semestre do ano passado, organizada pela Escola de Governo com profissionais da saúde e vigilância sanitária.
Por meio de vídeos, videoconferências para esclarecer dúvidas quanto às abordagens e ações, e material didático com orientações, protocolos, entre outras informações, os instrutores conseguiram fornecer importante conhecimento a esses trabalhadores.