“R$70 mil em uma Saveiro é muito coisa não é?” Reclama seguidor

 

A desorganização nas cadeias de produção em escala global gerada pela pandemia da Covid-19 criou um verdadeiro “apagão” de modelos novos nas concessionárias brasileiras.

Na outra ponta, a demanda de clientes se manteve aquecida durante a crise sanitária, e, diante da falta de carros 0 km, os consumidores se voltaram para o mercado de usados e seminovos.

Esse movimento fez com que o preço de veículos usados disparasse 34% em 2021, um avanço sem precedentes, de acordo com o levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), responsável pela elaboração da famosa tabela usada como referência na negociação de carros no país. Em comparação, no ano anterior a alta foi de 5,8%. “É um crescimento completamente fora do padrão. Desde a criação do Plano Real [em 1994], a tendência é um crescimento abaixo da inflação”, afirma Guilherme Moreira, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fipe.

E os sinais não apontam para a reversão deste quadro em breve, ao menos não em 2022.

Via jovem pan

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