Na manhã desta sexta-feira (08), a família Campos, formada pelos jovens Jaqueline e Durval, de 24 e 27 anos, respectivamente, fez uma surpresa à avó da dona de casa que está internada no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV). Os recém-casados, logo após formalizarem a união, visitaram a paciente Ivonete Jesus de Lima, de 71 anos que, desde o final de novembro, está na unidade hospitalar.
“Minha avó esperava por esse momento”, disse Jaqueline minutos antes de entrar no quarto. “Ela falava que nós iríamos casar e estamos aqui para mostrar isso a ela”, complementou a jovem, explicando que a ausência da avó materna à cerimônia se deu, além de estar internada, pela impossibilidade de locomoção.
Vale ressaltar que a visita seguiu todos os protocolos de segurança e ocorreu mediante a autorização de uma equipe multidisciplinar e especializada da Instituição que envolveu as equipes de enfermagem e assistência social do HSV. A iniciativa faz parte da premissa da humanização na assistência prestada aos pacientes e seus acompanhantes.
“Essa iniciativa contribui com a melhora do paciente. É uma emoção muito grande poder compartilhar esses momentos com o paciente e os familiares”, afirma a assistente social do HSV, Juniana Silva Lima Sgarbi, explicando que é necessário analisar alguns fatores para que ações como essa, de complementar o tratamento, se realizem. “Para autorizar a entrada, é realizada uma avaliação da situação da paciente junto com o histórico familiar”, explica a profissional.