Reconhecimento facial vai barrar foragidos no Carnaval de Jundiaí

O Carnaval 2026 começou oficialmente nesta sexta-feira (13). Em Jundiaí, os tradicionais bloquinhos de rua já movimentam a cidade desde a semana passada, reunindo milhares de foliões na região central e em diversos bairros.

Para garantir a segurança do público e a manutenção da ordem, as forças de segurança montaram um Centro Integrado de Comando e Controle. No local, estão reunidos representantes com poder de decisão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, da Guarda Municipal de Jundiaí, agentes de trânsito, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Juizado de Menores e Secretaria de Cultura.

Além do reforço no efetivo nas ruas, a operação conta com o apoio das câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade, que acompanham a movimentação dos foliões em tempo real. Qualquer ocorrência — seja relacionada ao trânsito ou a possíveis situações de desordem — é imediatamente comunicada às equipes que atuam no patrulhamento externo.

Outra novidade para este ano é a implantação de câmeras com tecnologia de reconhecimento facial. O sistema permitirá a identificação de pessoas com mandado de prisão em aberto. Caso algum procurado pela Justiça esteja entre os foliões, poderá ser identificado e detido pelas equipes de segurança.

A integração entre os órgãos demonstra o empenho das autoridades em garantir um Carnaval seguro, tanto para quem participa da festa quanto para quem trabalha durante o evento, reforçando a mensagem de que práticas criminosas serão rapidamente identificadas e combatidas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OK Leia +