A campanha “Dezembro Laranja” da Faculdade de Medicina de Jundiaí acontece anualmente há mais de 20 anos e, neste ano, bateu recorde de atendimentos. Com a participação de 60 profissionais, o evento ocorreu das 8h às 14h no Ambulatório de Especialidades da FMJ.
Foram distribuídas mais de 800 senhas e realizados cerca de 20 procedimentos imediatamente, incluindo biópsias e cirurgias. A campanha deste ano termina com um saldo positivo. “Tivemos várias lesões suspeitas sendo biopsiadas, muitos colegas envolvidos e estamos conseguindo ajudar bastante gente”, finaliza Juliana Areas, dermatologista e coordenadora da campanha deste ano.
O fluxo começava com a recepção dos pacientes, que recebiam uma senha de atendimento ao entrar na instituição. Ao longo da manhã, eram chamados e atendidos por dermatologistas, que examinavam minuciosamente cabeça, rosto, mãos, pés e todo o corpo dos pacientes. Aqueles com suspeita de malignidade eram encaminhados imediatamente para o centro cirúrgico, enquanto outros saíam aliviados ao descobrir que suas lesões não eram graves.
Sandra Chequin, coordenadora do ambulatório, comentou que neste ano bateu recorde de atendimentos. “A campanha é preparada com bastante antecedência. Viemos auxiliar as pessoas e aliviar a demanda. Há mais de 20 anos temos essa campanha e, a cada ano, esse número aumenta”.
Assim foi durante toda a manhã, demonstrando o comprometimento e a eficiência da equipe da FMJ na prevenção e cuidado com a saúde da população. Margarete Barreto Tegão, paciente, veio devido à importância do câncer de pele. “Já faço acompanhamento na FMJ e já fiz cirurgia. Trouxe minha irmã para ser atendida aqui e soube da campanha nas mídias sociais. Acho importante a iniciativa. Tenho predisposição genética e estou sempre me monitorando para não correr riscos maiores”.