A Sabesp informa que, em razão da forte estiagem que afeta a bacia do rio Jundiaí – situação que vem ocorrendo também em várias regiões do Brasil – será necessário iniciar o rodízio no sistema de abastecimento das cidades de Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista a partir de segunda-feira, dia 13/12. A Companhia vem realizando ações para manter a distribuição de água para a população, como manobra da pressão de abastecimento durante a noite e monitoramento dos usos dos irrigantes do rio Jundiaí.
Nesta sexta-feira, 10/12, o rio Jundiaí apresenta vazão 30% menor do que o usual, no ponto onde é feita a captação do sistema integrado que abastece Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista. Essa situação foi avaliada logo pela manhã pelo comitê de crise criado em conjunto com as Prefeituras Municipais, e a decisão conjunta foi a implantação do sistema de rodízio na distribuição de água. Caso a previsão de chuvas para os dias 12 e 13 se confirme, esse plano de contingência será suspenso.
Esse sistema foi planejado para minimizar, na medida do possível, os impactos à população dos dois municípios. Serão implantados 4 blocos de bairros para revezamento no abastecimento. Assim, cada bloco ficará 1 dia sem água (24 horas) e 3 dias com água (72 horas). O retorno do abastecimento será a partir das 8 horas, com retomada gradativa.
Todas as ações emergenciais permanecerão ativas e serão diariamente avaliadas até que as condições dos mananciais melhorem e não ofereçam risco ao sistema de abastecimento de água do município. Por outro lado, no caso de maior criticidade, um novo arranjo poderá ser definido.
Pequenas mudanças de hábitos, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos de menor tempo, não lavar calçadas com mangueiras já ajudam a evitar o desperdício, principalmente neste período de estiagem severa.