Substância retirada da maconha pode prevenir a Covid-19, mostra estudo

Alguns compostos presentes na maconha se mostraram capazes de impedir a entrada do vírus da Covid-19 em células humanas. Porém, fumar a droga não causa esse efeito, segundo o resultado de uma pesquisa da Universidade Estadual do Oregon, nos Estados Unidos.

De acordo com os pesquisadores, os compostos são o ácido cannabigerólico (CBGA), e o ácido canabidiólico (CBDA) que se ligam à proteína spike do vírus da Covid-19. Com isso, uma etapa importante da infecção é bloqueada, o que pode ser um meio interessante para um medicamento contra o coronavírus.

“Esses ácidos canabinóides são abundantes no cânhamo e em muitos extratos de cânhamo”, declarou o líder do estudo Richard van Breemen. “Não são substâncias controladas como o THC, o ingrediente psicoativo da maconha, e têm um bom perfil de segurança em humanos”, completou o pesquisador.

O CBDA e o CBGA são produzidos pela planta de cânhamo como precursores do CBD e do CBG, que são substâncias mais conhecidas do grande público. Contudo, elas possuem algumas diferenças fundamentais, que fazem com que os produtos finais não tenham o mesmo efeito.

Em ambiente controlado, os compostos da maconha se mostraram eficazes contra variantes que causam infecções mais sérias, como as variantes alfa e beta. Contudo, ainda são necessários mais estudos para checar a eficácia das substâncias contra as cepas que são dominantes atualmente: delta e ômicron.

“Essas variantes são bem conhecidas por evitar anticorpos contra a linhagem inicial SARS-CoV-2, o que é obviamente preocupante”, declarou Breemen. Segundo ele, essa é uma falha potencial da primeira geração das vacinas, que dependem da proteína spike da cepa original como antígeno.

Breemen também defende que se os compostos presentes na maconha foram eficazes contra as variantes alfa e beta, é esperado que essa tendência se estenda para outras cepas existentes, como a delta e a ômicron, e até mesmo contra variantes que possam surgir no futuro.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OK Leia +