Onze jovens participantes do projeto “Ressignificando Histórias”, promovido pela Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional, da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), em parceria com a Unidade de Gestão de Cultura (UGC), participaram, nesta terça-feira (16), de oficina de fotografia, ministrada por Lucas Camargo, na TVTEC.
“O projeto ‘Ressignificando Histórias’ visa formar o jovem tanto para a aquisição de repertório sociocultural e de vivência, quanto para o mundo do trabalho. A ideia é mostrar que, para essa inserção, existem várias opções de carreiras, entre elas o audiovisual”, disse a Educadora Social da UGADS, Edilaine Cardoso Santos.
No “Projeto Ressignificando Histórias”, durante 12 meses, os adolescentes participam de Oficinas Culturais e de Restauração e Catalogação de Objetos de Valor Histórico desenvolvidas por servidores da UGC, além de Oficinas de Formação para o Mundo do Trabalho realizadas pelas UGADS. Cada um deles recebe uma bolsa-auxílio, vale transporte e o Cartão + Alimentação.
Na prática realizada nesta terça, foram apresentados conceitos sobre técnicas de fotografia e de audiovisual. Os jovens Eric da Cruz Santos e Kamilly Gabrieli Ferreira Dias aprovaram. “Gostamos muito, porque fotografia faz parte do nosso dia a dia também”. Pablo Casseca Mendes, de 15 anos, também ficou empolgado. “Aprendi sobre várias técnicas de fotografia. Com certeza vai ajudar na escolha da profissão para o futuro”, reiterou.
“Um dos nossos objetivos é também apresentar a economia criativa como uma das possibilidades profissionais para esses jovens. Eles aprenderam aqui sobre fotografia para o dia a dia, mas também que essa pode ser uma profissão no futuro”, lembra o diretor do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças da UGADS, Lucas Vicente Rodrigues.