A procura por atendimento médico em Várzea Paulista e em todo o Estado de São Paulo aumentou drasticamente nos últimos dias devido aos casos de síndrome gripal, causados pelo vírus Influenza H3N2.
Com o aumento de quase 50% no número de atendimentos, o tempo para consulta médica na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e no Hospital Municipal Dr. Alcipio também foram ampliados.
A Prefeitura Municipal esclarece que a Unidade Gestora de Saúde está fazendo um criterioso acompanhamento dos casos e da situação nos serviços públicos, que estão trabalhando com as equipes completas, para prestar o melhor atendimento à população.
É importante ressaltar que os casos da síndrome gripal em Várzea Paulista não têm evoluído para quadros graves, sendo no entanto, o tempo de espera para o atendimento a principal demanda no momento.
Diante da alta concentração de pessoas nos serviços de saúde os riscos de contaminação são maiores, e para evitar que haja um surto local da doença, a população só deve comparecer aos serviços de saúde se realmente for necessário e usando máscara de proteção.
Prevenção
Os cuidados preventivos contra o vírus da gripe são os mesmos que os da Covid-19: máscara de proteção, higienização das mãos, evitar aglomerações e, sobretudo, vacinação.
O Instituto Butantan divulgou que em janeiro de 2022, começa a produzir uma nova vacina com cobertura à nova cepa de influenza e, segundo o órgão, o imunizante deve começar a ser disponibilizado entre fevereiro e março do próximo ano.