De todas as preocupações que a crise da Covid-19 tem despertado entre os médicos, o aumento de casos em crianças é alarmante. “Era uma situação que não vivíamos no começo da pandemia, e agora, nos últimos 20 dias, Várzea Paulista registrou 40 crianças em acompanhamento, destas, três já testaram positivo”, conta Felipe. “Outro fato, é que destas 40 crianças, apenas uma foi para a escola – um adolescente de 17 anos. Todas as outras podem ter contraído a doença em casa, nos parques ou áreas de lazer”, ressalta.
Seguindo esta linha de pensamento, dr. Felipe de Carvalho pede que as pessoas não se reúnam, mesmo que em números pequenos. “São nos momentos que relaxamos, comendo a pizza no final de semana ou comemorando um aniversário apenas com os familiares, que a doença pode se espalhar e atingir a quem você mais ama”, destaca o médico.
Aumento de leitos no Hospital Municipal
Atualmente Várzea Paulista conta com sete leitos de enfermaria, e segue com o objetivo de triplicar esse número, chegando a 21 leitos nos próximos dias. “Os leitos de enfermaria representam 80% dos atendimentos”, explica dr. Felipe.