A mais recente tendência de comida de rua na China: gelo grelhado e temperado. Este inusitado prato, que parece mais uma notícia falsa, está sendo comercializado nas ruas de Changsha, na província de Hunan, conforme relatado pelo jornal norte-americano New York Post.
Diversos vídeos de vendedores ambulantes preparando cubos de gelo em grelhas inundam as redes sociais. As imagens revelam que, após o gelo ser devidamente grelhado, ele é temperado com pimenta, cominho, cebolinha, coentro e outras guarnições, antes de ser servido ao cliente.
Segundo o jornal, esta novidade gastronômica chinesa pode ser adquirida por aproximadamente R$ 10 por porção.
No entanto, um engenheiro do Instituto de Pesquisa e Padronização Harbin, responsável por estabelecer regulamentos de certificação para marcas de alimentos em Heilongjiang, uma província no norte da China, contesta a autenticidade desta iguaria.
“Não há cubos de gelo grelhados. Isso é uma invenção de vendedores ambulantes. Resido há muitos anos na província e nunca vi esse prato”, afirma o engenheiro, conforme citado pelo New York Post.
Apesar disso, como destacado pelo jornal americano, alguns acreditam que a prática do gelo grelhado tenha surgido em 2021, em Harbin, cidade que é sede do renomado festival de gelo da China.
A mais recente tendência de comida de rua na China: gelo grelhado e temperado. Este inusitado prato, que parece mais uma notícia falsa, está sendo comercializado nas ruas de Changsha, na província de Hunan, conforme relatado pelo jornal norte-americano New York Post. pic.twitter.com/ljcjylKJR9
— POP TV (@poptvweb) December 10, 2023