Alunos de escola municipal do interior de SP ficam em 2º lugar em concurso da Nasa com produção de jornal

Alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Básico Prof. Flávio D’Angieri, de Jundiaí (SP), chamaram a atenção por produzirem um jornal para estudantes da própria escola e conquistaram o segundo lugar no Science Day Challenge, o maior evento de tecnologia para jovens e crianças da América Latina feito pela Nasa.

O resultado do concurso saiu no dia 2 de novembro e, apesar dos experimentos participantes serem relacionados à matemática, biologia, física ou química, o projeto de comunicação chamado “Pequeno Jornalista”, deixou a professora e jornalista Tatiana Rosa, responsável pela turma de 21 alunos, orgulhosa.

“Tudo foi feito por eles. O nome do jornal foram eles quem deram. Cada ideia de pauta surgiu deles. Cada um escolheu a sua própria pauta, e entendeu a importância da pesquisa, da seleção das informações, das fontes seguras. Então envolveu protagonismo, autonomia, leitura crítica, escrita e um amplo espaço de escuta e de fala”, disse a professora.

O Science Days é uma feira realizada pela National Aeronautics and Space Administration, a Nasa, pela Kennedy Space Center International Academy e a Câmara de Comércio Brasil-Florida (CCBF). A participação dos estudantes foi organizada pela Prefeitura de Jundiaí pelo segundo ano seguido, por meio da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT).

A feira acontece em oito regiões diferentes no Brasil, além de estar presente também nos Estados Unidos, Holanda, Alemanha e Rússia. A inscrição da turma de alunos, que têm entre 10 a 12 anos, foi, na verdade, um convite da própria escola e da Unidade de Gestão de Educação (UGE) da cidade.

Tatiana explicou que trabalha como professora na Oficina de Comunicação e que, esta e outras oficinas (de capoeira, esportes, dança e teatro), fazem parte de um projeto piloto da UGE, que recebe alunos para participarem destas oficinas voluntariamente.

“Ou seja, ninguém era obrigado a ir. Os alunos interessados se inscreviam e voltavam para a escola para essas atividades. Cada dia, uma oficina diferente. Como eu sou jornalista também, eu quis que eles entendessem a importância da comunicação, a responsabilidade da imprensa, o seu papel social, o processo de construção de uma notícia”, disse.

Via g1.com

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