Aves presas em gaiolas são apreendidas em Várzea Paulista

Após uma denúncia, a Unidade Gestora de Meio Ambiente em parceria com a Guarda Ambiental realizou uma vistoria em um local onde foram encontradas dez aves nativas sendo mantidas em gaiolas de forma irregular. A vistoria comprovou a existência das aves e constatou a irregularidade da situação.
Com a chegada da equipe de Meio Ambiente, o proprietário do local fez a entrega voluntária dos animais, sendo dois Pássaros Pretos, um Sabiá Laranjeira, dois Sabiás Barranco, um Sabiá Poca, três Curiós e um Bicudo, que foram encaminhados para a Mata Ciliar, em Jundiaí.
Durante o processo de recolha, foi constatado que três dos animais possuíam anilhas, porém, no momento da apreensão não foi apresentada documentação. Todos os animais serão avaliados e passarão por um processo de recuperação. Caso seja possível, serão soltos em seus habitats e reinseridos na natureza.
Se o munícipe denunciado apresentar a documentação dos animais com anilhas, poderá solicitar a devolução dos mesmos.
A manutenção de animais nativos em cativeiro sem a devida autorização é uma infração ambiental. A ação da Unidade Gestora de Meio Ambiente e da Guarda Ambiental tem como objetivo garantir a proteção e preservação da fauna brasileira.

Denúncias devem ser feitas na Ouvidoria Municipal

A Ouvidoria Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 horas. As denúncias podem ser realizadas online, por meio dos telefones 156 e 4595-0037; WhatsApp, no número 9.4365-2884; e-mail ouvidoria@varzeapaulista.sp.gov.br; ou pessoalmente, na Rua João Póvoa, nº 97, Jardim do Lar, no prédio do Facilita.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OK Leia +