Reconhecimento do trabalho realizado em meio ambiente e sustentabilidade. É com esse sentimento que Campo Limpo Paulista recebe o Selo Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo, que avalia as cidades paulistas de acordo com suas iniciativas e desempenho em diversas questões ambientais e de governança.
O resultado foi recebido nesta semana, e o município contabilizou 85 pontos, de 100 possíveis, na somatória da avaliação de todos os quesitos, atingindo assim o índice necessário para receber o selo. Neste ano, foram avaliadas dez diretivas, cada uma com nota de 0 a 10. Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Gestão de Resíduos Sólidos e Qualidade do Ar foram algumas em que Campo Limpo teve nota máxima.
“Estamos ansiosos para receber este prêmio das mãos do governador. Mas sabemos que ainda há muito trabalho a ser realizado, e nosso objetivo é aumentar essa nota a cada ano que passa”, relata o prefeito Dr. Luiz Braz.
A premiação oficial acontecerá no próximo dia 14 de dezembro, em São Paulo. “Essa conquista mostra que estamos no caminho certo e não podemos retroceder. Tivemos um aumento considerável na nota em comparação com o ano passado, fruto de políticas como o Programa de Educação Ambiental e tantas outras que foram realizadas nos últimos meses, como a própria criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Neive Noguero.
O Programa
O Programa Município Verde Azul é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que busca incentivar a gestão ambiental compartilhada. Além disso, propõe a criação de uma responsabilidade mútua na questão do meio ambiente. Por fim, ele estimula desenvolver a gestão ambiental nos municípios e promover a participação da sociedade nessa questão. Já o governo paulista fica encarregado de oferecer colaboração técnica e treinamento às equipes locais.
Este ranking do Programa Município Verde Azul é o resultado de uma avaliação técnica das informações fornecidas por cada cidade participante. Por meio dessa avaliação, o IAA (Indicador de Avaliação Ambiental) informa a população, o mercado e o poder público. Dessa forma, todos podem ter o conhecimento do quão avançados os municípios estão na questão de desenvolvimento sustentável, onde é preciso melhorar e na elaboração de políticas ambientais futuras.