Amarrado em um emaranhado entre cordas e correntes, Toddy foi encontrado no meio de muita sujeira, sem um dos olhos e do lado de fora de casa. Ele foi resgatado pelo deputado estadual Bruno Ganem (Podemos) na tarde de segunda-feira (15) na zona rural da Vila Pires, em Jundiaí (SP).
Os tutores, um casal de chineses, foram encaminhados até o 5º Distrito Policial. O homem de 55 anos acusado de agredir o animal foi preso em flagrante por maus-tratos. Toddy foi levado até uma clínica particular em Jundiaí onde ficou internado para tratar os ferimentos antes de ser encaminhado para adoção. A operação teve apoio da Polícia Militar Ambiental.
“Este caso é importante para mostrar que a impunidade acabou. Quem maltrata animal vai para a prisão”, diz o deputado Bruno Ganem. “O criminoso foi punido como deve acontecer com todas as pessoas que agridem os animais. É um absurdo que uma situação dessa ainda aconteça. Graças às denúncias, salvamos a vida do Toddy.”
Abandono e risco de morte
A denúncia foi feita por vizinhos e por protetores de Jundiaí. O homem preso é acusado de agredir o cachorro nos momentos em que está sob efeito de álcool. Há a suspeita de que a esposa também seja alvo de violência por causa da embriaguez. Na chácara foi encontrada uma situação de abandono, mato alto e mal cheiro. O casal ainda vive, segundo vizinhos, com dois filhos pequenos.
O cachorro foi adotado há cerca de um ano, diz a mulher. Ele foi amarrado do lado de fora correndo risco de ser atropelado pelos carros que passam pelo estrada de terra. Protetores de Jundiaí foram até o local levar água e comida. O cão foi flagrado comendo o próprio vômito pela equipe que foi resgatá-lo.
A Polícia Ambiental conduziu o casal de chineses até a delegacia, onde a autoridade da Polícia Civil determinou a perícia no local. Depois de constatado os maus tratos também por uma veterinária particular, o cachorro foi encaminhado pela tutora para adoção. O chinês de 55 anos foi ouvido e preso em flagrante pelo crime de maus-tratos.
Segundo uma profissional veterinária, o cachorro está com muitas dores, possivelmente causadas por agressões. O olho foi recentemente ferido e a falta de cuidado fez com que o animal perdesse um dos olhos. Para evitar o agravamento do quadro, o olho ferido será operado, mas não será possível recuperar a visão afetada.