Três banhistas morreram afogados em Guarujá e dois em Mongaguá, no litoral de São Paulo, neste domingo (6), de acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar). Outros três estão desaparecidos. Aproveitando a previsão de sol, milhares de pessoas foram às praias da Baixada Santista neste feriado prolongado da Independência.
Segundo o GBMar, os três afogamentos em Guarujá ocorreram na Praia da Enseada. Todos eram homens, de 24, 27 e 60 anos. Em um dos casos, não havia monitoramento no local em que o banhista se afogou. Já outras duas pessoas chegaram a ser retiradas do mar e socorridas, mas não resistiram.
Em Mongaguá, dois homens, ainda não identificados, se afogaram e também não resistiram. Além disso, um terceiro banhista desapareceu no mar e ainda não foi localizado. Em Itanhaém, cidade vizinha, os bombeiros procuram por dois jovens, de 18 e 21 anos, que sumiram após entrarem na água.
O GBMar aponta, ainda, que um banhista sofreu parada cardiorrespiratória na Praia do Itaguaré, em Bertioga, mas foi reanimado e salvo pelos bombeiros. De lá, foi encaminhado a uma unidade de saúde do município.
De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, mais de um milhão de turistas são aguardados na Baixada Santista durante o feriado prolongado. Para tentar evitar irregularidades nas praias, ao menos 400 policiais militares foram direcionados à região.
Via g1