Dr. Eliseu pede tratamento Pós-Covid-19 para os moradores de Várzea Paulista

 

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, mais de 12 milhões de pessoas estão recuperadas da Covid-19 no Brasil. No entanto, conforme estudos da Secretaria Municipal de Saúde do Estado de São Paulo, 40% das pessoas recuperadas, apresentam sequelas prolongadas.

Em São Paulo, de 17 mil pacientes que ficaram internados em hospitais municipais do estado, aproximadamente 42% foram acompanhados no período pós infecção.

O percentual está próximo dos estudos realizados pelo Hospital de Clínicas, sobre pacientes com sequelas.

De 1,5 mil internados nos hospitais, os especialistas projetam entre 30 e 40% com sequelas.

“Os Estados e municípios ainda não começaram a se organizar para o atendimento pós-covid”, salienta a psicóloga clínica e coordenadora dos atendimentos psicológicos do Projeto Com.Vida, Luciana Deutscher.

Segundo ela, o atendimento pós infecção é de extrema importância para que o paciente retome com a sua vida – pessoal e profissional, e numa grande parte dos pacientes que necessitam de internamento, as sequelas psicológicas são muito frequentes, não apenas para o paciente quanto para os familiares. “Todos que atendemos até agora no Projeto Com.Vida, 100% deles solicitaram o atendimento de apoio psicológico para si mesmo e 80% dessas famílias tiveram apoio psicológico também para um ou mais familiares”, alerta Luciana.

Pensando nisso, o vereador de Várzea Paulista, Dr. Eliseu Notário, fez uma moção de apelo na sessão da última terça-feira (03).

Através da moção, o vereador solicita que a prefeitura por meio da Unidade Gestora de Saúde, ofereça tratamento psicólogo exclusivo para os pacientes recuperados e seus familiares.

O vereador também ressaltou a importância desse tratamento para pessoas que perderam seus familiares para Covid-19

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OK Leia +