A Globo e a Record tiveram uma véspera de Natal indigesta no quesito ibope: habituada a liderar com folga diante de todos os seus concorrentes, considerando até mesmo os serviços de vídeo sob demanda, a maior emissora do país levou um tombo com a diminuição no número de televisores ligados e acabou marcando a pior audiência de sua história no atual modelo de aferição de índices. A Record, vice-líder isolada de segunda a sábado, teve o menor público do ano e só escapou do pior desempenho da história por conta do início do século, em que tinha números quase residuais.
Os dados consolidados de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, indicam que a Globo sofreu com a concorrência dos streamings em grande parte do dia. A emissora só conseguiu se isolar na liderança durante o horário nobre, entre 18h e meia-noite, com média de 11,4 pontos, contra 8,2 dos conteúdos sob demanda. As plataformas de VOD abriram vantagem durante a tarde, superando a rede por 10,3 a 9,3 pontos, e empataram tecnicamente com o maior canal de TV aberta do país na madrugada (3,9 x 4,4).
O que você precisa saber
Clássico da Sessão da Tarde, Matilda (1,7) foi responsável pelo maior ibope da Band e venceu a Record;
Depois de 12 semanas em terceiro lugar, Programa Silvio Santos recuperou a vice-liderança, com 3,8 pontos de média;
Nova aposta das tardes de domingo da Globo, Magnum P.I. bateu Celso Portiolli por 8,4 a 4,3 pontos.
A faixa matinal, em que todas as concorrentes da televisão aberta utilizam boa parte de sua programação para produções concessionárias, foi fundamental para que a Globo não ficasse ainda mais próxima das plataformas de streaming. Clássico das manhãs de domingo, o Globo Rural marcou 8,8 pontos de média e foi responsável pela quarta maior audiência do dia, atrás apenas de atrações do horário nobre e da Temperatura Máxima, que transmitiu Vingadores – Ultimato, filme responsável pela segunda maior bilheteria do cinema mundial.
Longe da disputa pelo primeiro lugar, a Record também viu seu público evaporar na véspera de Natal: a emissora marcou média de apenas 2,0 pontos nas 24 horas do dia e viu praticamente todos os seus programas colapsarem na disputa pela vice-liderança com o SBT. Os únicos programas bem sucedidos na competição pelo segundo lugar foram as duas partes do Hora do Faro, que contou com a reunião dos participantes de A Fazenda 15, e a Bênção da Família — o evento anual comandado por Edir Macedo e seus familiares marcou 2,9 pontos de média, contra 2,6 de Eliana na rival.
Público fugiu da Globo na véspera de Natal
Média acumulada entre 6h e 5h59 de domingo: 8,0 pontos;
Pior desempenho da história no atual modelo de aferição de dados;
Até então, a pior performance da rede eram os 8,8 de 3 de novembro;
Maior ibope do dia foi o Fantástico (12,2), que teve seu segundo pior desempenho;
Líder com vantagem de 16% das plataformas de streaming, que marcaram 6,9 pontos.
Fonte: TVPOP