Na data de ontem, 13 de setembro, a equipe do Centro de Controle Operacional de Campo Limpo Paulista, composta pelo GCM Max, GCMF Nathalia e a operadora Nathalia Coelho, recebeu uma denúncia informando que uma pessoa mantinha aves silvestres em cativeiro sem a devida licença.
Diante da informação, o Grupamento Ambiental da GCM, formado pela GCMF Freitas e GCM Melo, foi designado para averiguar a situação. Chegando ao local, os agentes foram recepcionados pelo proprietário, que confirmou a posse de três aves silvestres: um papa-capim (Sporophila nigricollis), um trinca-ferro/picharro (Saltator similis) e um azulão (Cyanocompsa brissonii).
A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia, onde a autoridade competente registrou os fatos com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). As aves, que aparentavam estar em boas condições de saúde, sem ferimentos e sem sinais de maus-tratos, foram encaminhadas para a Associação Mata Ciliar, localizada na cidade de Jundiaí.
A equipe de patrulhamento ambiental da GCM ressalta que a captura, posse, venda ou manutenção de animais silvestres sem autorização é crime, punido com pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa.