Motorista que transportava 15 mil litros de etanol sem autorização é preso após acidente em Jundiaí
Um motorista de 68 anos foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira (27), em Jundiaí, após se envolver em um acidente na Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360), na altura do km 63, sentido Itatiba. Segundo a Polícia Rodoviária, ele conduzia um caminhão-tanque carregado com 15 mil litros de etanol hidratado, produto considerado perigoso, sem possuir a habilitação e o curso obrigatórios para esse tipo de transporte.
De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais foram acionados para atender um engavetamento envolvendo um caminhão-tanque e outros veículos. Quando chegaram ao local, não havia vítimas e alguns dos veículos envolvidos já haviam deixado a rodovia.
Durante a fiscalização, os policiais constataram que o motorista não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e também não havia realizado o curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP), exigido por lei para o transporte de cargas desse tipo.
O caminhão transportava 15 mil litros de etanol hidratado, carga avaliada em aproximadamente R$ 24,6 mil, que seguia de Paulínia com destino a Jundiaí. Apesar de não ter ocorrido vazamento do combustível, a Polícia Civil destacou que a condução irregular de um veículo carregado com produto inflamável representa risco ao meio ambiente e à coletividade, principalmente em caso de acidentes.
O delegado entendeu que a conduta configura, em tese, o crime previsto no artigo 56 da Lei de Crimes Ambientais, que trata da produção, processamento, transporte, armazenamento ou manuseio de substâncias perigosas em desacordo com as exigências legais.
Ainda segundo o boletim, o motorista colaborou com a abordagem e não foi necessário o uso de algemas. A prisão em flagrante foi ratificada, mas a autoridade policial arbitrou fiança de R$ 2 mil, permitindo que ele responda ao processo em liberdade caso o valor seja recolhido. O caso será encaminhado ao Poder Judiciário para as demais providências.


