O que é uma Start Up e como sua cultura pode ajudar a criar um negócio inovador?

É provável que você já tenha escutado o termo ‘’start up’’, mas, afinal, você conhece o seu significado?

Start up é um termo da língua inglesa que pode ser traduzido como “empresa emergente” que tem como principal objetivo o desenvolvimento ou aprimoramento de um modelo de negócio disruptivo, escalável e repetível, ou seja, uma empresa pequena em sua fase inicial que tem a intenção de desenvolver um produto ou serviço inovador, algo novo e diferente do que as outras empresas já fazem.

Geralmente, start ups utilizam de soluções e ferramentas tecnológicas para criarem um produto/serviço diferenciado.
Outro ponto relevante deste tipo de empresas é que as start ups, também, têm o objetivo de crescer rapidamente. À medida que ela cresce, o lucro deve aumentar cada vez mais sem precisar elevar o custo de produção.
Atenção! Start up não precisa, necessariamente, ter alguma relação com tecnologia. Basta ela ofertar e criar uma solução inovadora ou um novo jeito de pensar e resolver problemas comuns.

Cultura de start up é ser inovador e criar soluções que ninguém aplicou antes.
Exemplo: Você pode utilizar produtos orgânicos ou veganos para uma receita. Muitas vezes, veganos não tem o que comer em determinadas regiões das cidades, assim, ter um estabelecimento vegano com embalagens ecológicas pode ser uma solução.

Outro fator pelo qual as startups são conhecidas é por possuírem ambientes de “mente mais aberta”, estimulando os colaboradores a questionarem o funcionamento e a maneira como as “coisas” são feitas na empresa. Isto é algo que contribui para o desenvolvimento de todo o ecossistema corporativo. Veja, abaixo, outras dicas e ações que fazem parte da cultura de start ups.

– Criar soluções novas para o modo de trabalho;
– Refletir em maneiras novas de resolver os problemas ou burocracias;
– Facilitar ou simplificar as tarefas;
– Dar liberdade para que a equipe opine nas decisões de trabalho. Isso motiva as pessoas e, de quebra, pode render boas ideias;
– Concentrar-se em apenas uma tarefa de cada vez;
– Usar recursos com sabedoria e não se esquecer de quanto, realmente, você tem de tempo e dinheiro;
– Investir a energia nas questões que forem importantes para o crescimento da empresa;
– Não esperar que os produtos estejam perfeitos para lançá-los. Feito é melhor que perfeito. Além disso, o serviço/produto nunca estará realmente pronto, assim, sempre existirá espaço para melhorias;
– Focar nas possibilidades e não tanto nos riscos. Start ups são empresas novas, por isso, correm mais risco de cometerem erros;
– Mostrar as ideias/produtos para as pessoas e ver a opinião delas acerca do produto. Este feedback pode auxiliar na hora de avaliar os acertos e erros do produto/serviço. Além disso, ideias geniais as quais você nunca teria podem surgir;
Agora que você já sabe o que é uma start up e quais os seus principais pontos culturais, mãos à obra! Tire suas ideias do papel e dê o primeiro passo para empreender. Nos vemos na próxima edição.

Bio: Vinícius Affonso – Profissional de Marketing, Design, Comunicação e Inovação
Bacharel em Design pela Facamp – Faculdades de Campinas. Pós-Graduado em Marketing Organizacional pela Unicamp – Universidade de Campinas. Articulista do Jornal Tribuna de Vinhedo e Pop TV.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OK Leia +