Reações adversas à vacina da Covid-19 devem ser notificadas à UBS, diz prefeitura de Várzea Paulista

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Várzea Paulista já imunizou 1.498 pessoas até a última quarta-feira (03). Com isso, a Unidade Gestora de Saúde do município ressalta a importância das pessoas que receberam as vacinas, notificarem qualquer reação suspeita ao imunizante.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da cidade, Adriana Camargo, a reação a vacinas é algo comum. “Não é algo que deva gerar preocupação na população, já que qualquer vacina pode provocar uma reação”, informa.

Segundo a técnica em enfermagem da Vigilância Epidemiológica de Várzea Paulista, Michele Paola Costa Silva, o paciente deve observar possíveis sintomas por até uma semana, como mal estar, dor de cabeça, febre, dor intensa no local da aplicação, sonolência, entre outros sintomas. “Como é uma vacina em fase de estudos é importante que toda reação, até a mais leve, seja notificada”, informa. “Essa é uma maneira de coletar dados, aprimorar a vacina cada vez mais, com o intuito de diminuir as reações adversas”, explica a técnica.

Para realizar a notificação da reação adversa, o paciente deve comparecer à UBS mais próxima de sua residência e apresentar a carteira de vacinação, comprovante da vacina, documento pessoal e o cartão do SUS.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OK Leia +