Na manhã desta sexta-feira (17), o prefeito Dr. Luiz Braz fez a inauguração do novo Centro de Diagnóstico por Imagem, instalado no Hospital de Clínicas de Campo Limpo Paulista. O encontro contou com a participação de membros da OS que administra o local, além da equipe da Secretaria de Saúde do município, representada pela diretora Alynne Sousa. já do legislativo, estavam o presidente da Câmara Diego Ito, acompanhado dos vereadores Dr. Cleber Bueno, Dr. Gilberto, Jura, Professor JC, Tio Dionísio e Tufão.
“Nossa missão era resgatar esse hospital. “Encontramos ele da mesma forma que o deixamos, praticamente. A única diferença é que deixamos tudo recém-inaugurado e o local não passou por manutenções básicas nos últimos 8 anos. Então, hoje é um dia muito especial e a realização de um sonho para nós”, comenta o prefeito.
O Centro de Diagnóstico já está pronto para uso e conta com com Ultrassom, Ultrassom com Doppler, Tomografia Computadorizada simples e contrastada, Raio X, Endoscopia Digestiva Alta e Colonoscopia. Os exames trarão um novo patamar de segurança e complexidade para a cidade, tanto na realização de exames urgentes, como exames de rotina.
Para receber as novas especialidades, o local passou por uma pequena reforma e os munícipes serão encaminhados via Unidade Básica de Saúde, como já acontece nas demais especialidades já em funcionamento. A diferença agora é que esses exames não precisam mais ser feitos em Jundiaí e sim, aqui mesmo na cidade.
8 anos em 8 meses
Para que o Hospital de Campo Limpo Paulista pudesse voltar a avançar foi preciso que a gestão que o projetou e construiu, retornasse ao comando da cidade. Assim que assumiu, a equipe se deparou com uma estrutura deteriorada, sem manutenção, além de uma alta demanda reprimida de exames como ultrassom, por exemplo. E, logo nos primeiros meses, uma das prioridades do prefeito Dr. Luiz Braz foi transformar um grande ambulatório em um hospital de verdade para enfrentar a Covid-19.
Além disso, a equipe já precisou encarar, logo de cara, um grande desafio: o Covid-19. Depois de muita conversa e estudo, a prefeitura buscou parcerias com o estado e cidades vizinhas, criou um hospital de campanha para suprir a alta-demanda, viabilizou, junto ao Governo do estado, uma UTI equipada com todos os materiais necessários como camas elétricas, monitores, suportes para soro, respiradores e hemodiálise portátil, além de uma equipe médica exclusiva com médicos intensivistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, além de assistentes. Um hospital de campanha também foi montado, em tempo recorde, no terraço, com 20 leitos. O hospital passou a ser uma referência na região no enfrentamento da covid-19, aliada à uma gestão eficiente de vacinação.
“Foi preciso esperar oito anos para que a saúde pudesse voltar a avançar. A UTI e o hospital de campanha são frutos do nosso trabalho como equipe, da vontade política e da atenção que nosso time dá para a população”, diz Dr. Luiz Braz.
Outras melhorias
Muita coisa mudou em tão pouco tempo. Além das novas especialidades, outras melhorias já foram feitas e estão em pleno funcionamento, como por exemplo, a vinda de um ortopedista que atende no hospital diariamente por 12 horas; eletrocardiograma digital com cardiologista remoto para analisar os resultados mais rapidamente; tomografia; telemedicina. Já em infraestrutura, placas solares foram instaladas, gerando mais economia. Além disso, foi feita uma revisão de contrato e gastos, gerando uma economia no orçamento de mais de 2 milhões/ano, com a vinda de uma nova OS.